terça-feira, 8 de novembro de 2016



Com 40 horas semanais de trabalho, cuidando dos filhos pequenos, roupas para lavar, uma casa e uma vida pessoal para cuidar, as mães modernas chegam aos limites para lidar com todas as suas responsabilidades sem perder a cabeça.

Apesar de difícil, a tarefa não é impossível e milhares de mulheres provam isso diariamente. Porém, algumas estratégias facilitam a vida dessas mulheres trabalhadoras: “Quando você é uma mãe trabalhadora, tem que descobrir jeitos criativos para lidar com tudo”, afirma Michelle LaRowe, diretora da Associação Internacional de Babás e autora de “Working Mom 411” (“Informações para a mãe trabalhadora”, em tradução livre, sem edição em português). Confira algumas das dicas da autora para as mães trabalhadoras:

6. Aceite a sua escolha

Mulheres constantemente ficam divididas entre ir ao trabalho e ficar em casa com os filhos pequenos. Uma pesquisa realizada em 2009 revelou que tanto homens quanto mulheres concordam que mulheres que trabalham em tempo integral não são a melhor escolha para as crianças pequenas. Mais de 50% das mães acreditam que um emprego em meio período pudesse ser melhor para os filhos.

Esta sensação pode levar à culpa quando a mulher trabalha em tempo integral, afirma LaRowe. “Só porque ela se sente culpada não quer dizer que é culpada de alguma coisa”, diz. De acordo com a autora, a melhor escolha para as mães é aceitar a sua escolha de trabalhar e cuidar da família: “Se você sabe que fez a melhor escolha para a sua família, isso é tudo que importa”.

5. Reúna ajuda

“Encontre pessoas, lugares e coisas na sua comunidade que ajudem e que possam facilitar a sua vida, para que você possa ter mais tempo livre durante o dia”, sugere LaRowe. Entretanto, é importante que essas pessoas sejam de confiança e não sejam em grande número. De acordo com o psicólogo Russell Matthews, a dica pode se virar contra a mãe trabalhadora: “Quanto maior é a sua rede social, mais pessoas podem contar com a sua ajuda também”, diz.

4. Consiga pessoas para ajudar no cuidado das crianças

De acordo com LaRowe, babás e creches não são as únicas opções para cuidar dos pequenos. É possível dividir os cuidados com os filhos, com outra mãe, ou ter a ajuda de amigos ou familiares enquanto o filho não está na creche. Como mostramos nesta reportagem, é comum que as mães não peçam ajuda aos parceiros, mas dividir o tempo usado para cuidar dos filhos com o marido ou parceiro é o modo mais confiável para cuidar das crianças.

3. Cuide-se

“Quando você se envolve demais com o trabalho ou a família, a primeira coisa que você faz é parar de tirar tempo para se cuidar”, afirma Matthews. O psicólogo recomenda que as mães arranjem tempo para fazer um hobby, atividade física ou cursos que dêem prazer e sejam relaxantes. Entretanto, o especialista admite que arranjar tempo para isso é difícil. Segundo ele, é nesta hora que deve entrar a ajuda para a mãe: pedindo para um amigo ou familiar buscar o filho na escola já ajuda a dar um tempo para a mãe relaxar.

2. Crie limites flexíveis

Muitas vezes quando um filho está doente, a mãe tem menos tempo para o trabalho, e quando há muito trabalho, tem menos tempo para a família. Embora esse jogo funcione bem, Matthews não recomenda que os limites entre trabalho e família sejam quebrados, e sim flexibilizados. “Minha recomendação é se concentrar em uma coisa”, diz o psicólogo. Isso não significa, entretanto, que a mãe tenha que colocar uma parede entre a família e o trabalho.

Para mães que têm escritórios em casa, por exemplo, é bom explicar à família que naquele momento ela estará ocupada e não poderá ficar disponível para resolver qualquer problema. Do mesmo modo, mães que trabalham fora de casa devem ter pulso firme e explicar aos chefes que, embora possa ficar até mais tarde no trabalho em alguns dias, em outros tem que ter tempo para buscar os filhos na escola, por exemplo.

1. Coloque as crianças para dormir cedo

LaRowe sugere que as crianças durmam até, no máximo, oito da noite. Além de dar tempo suficiente para uma noite de sono saudável, o horário permite que os pais tenham tempo sozinhos. 


0 comentários:

Postar um comentário

Blog

A Empregada Doméstica - Contratação Empregada Doméstica

Translate

Contrate Domésticas

BLOGS BRASIL

Arquivos do Blog

Tecnologia do Blogger.

Follow by Email

Postagens Populares

Contato

foxyform